quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cores


Uma das formas de analisar o  uso de cores em um ambiente é observando-se o Esquema de Cores usado, isso é, acaracterística do conjunto de cores usado.
Como a cor é um item de muito peso e importância na decoração, podemos considerar cada uma das cores usadas como um elemento, mais um ponto de interesse. Sendo assim,restringir a quantidade de cores diferentes em um ambiente (ainda mais quando ele é pequeno) é uma boa medida para evitar “excesso de informação”, sensação de “bagunça e desconforto visual.
Os esquemas podem ser harmônicos ou contrastantes. Este último sempre faz com que a atenção se volte para as cores do ambiente. Elas se tornam um foco de atenção. No esquema harmônico as cores são atores mais secundários, permitindo que outros elementos sejam o foco de atenção do ambiente. Vou falar dos esquemas Harmônicos neste post.
Podemos ter ambientes com esquema:
Acromático : Que usa branco, preto e/ou tons de cinza. Neste esquema é importante o uso de texturas e padronagens, para dar mais interesse ao conjunto. Veja nos exemplos abaixo o uso do desenhos (quarto de bebê), persianas (banheiro)  e diversas texturas (na sala).




- Neutro: Que usa areia, crus, creme, bege. Cria uma atmosfera aconchegante e também deve-se usar texturas e padronagens para enriquecer. Veja nos exemplos abaixo o uso de texturas diferentes e de itens coloridos que se tornam o ponto focal do ambiente.


Monocromático: Quando é usada somente uma cor, acrescida de branco, preto ou cinza.  Se usamos esta única cor em diferentes intensidades (azul claro, médio, escuro, por exemplo) , temos o Tom sobre Tom. É um esquema harmonioso que pode ser aconchegante ou até dramático, dependendo da escolha e  intensidade das cores usadas.


Cores Harmônicas: Quando são usadas cores que ficam lado a lado no círculo cromático.
Quando usamos esquemas  harmônicos, as cores são como coadjuvantes:  tem um papel importante, mas o foco da decoração do ambiente (em geral) é um outro elemento da decoração, como um móvel, um detalhe arquitetônico, etc. Já no esquema de corescontrastantes (e em geral tbém) as cores são o foco, o destaque. São elas, principalmente, que chamam a atenção no ambiente.
Os esquemas contrastantes são mais dinâmicos e vivos e usam uma característica das cores que é a seguinte: Quando usamos uma cor junto a  sua cor complementar, as 2 são exaltadas. – Como é isso ?? -  Vc está se perguntando…
Vou explicar: Temos as cores primárias – aquelas que não se consegue criar com a mistura de outras cores – que, no nosso caso, são Vermelho, Azul e Amarelo – e temos as cores secundárias, que são cores criadas com a mistura das primárias 2 a 2 :  Vermelho+Azul => Violeta Vermelho + Amarelo => Laranja Azul + Amarelo => Verde. Se misturarmos as 3 cores primárias teremos opreto.




E o que os estudiosos descobriram? Que quando colocamos lado a lado, por exemplo, o Vermelho (primária)com o Verde(que é a mistura das 2 outras primárias, Azul e Amarelo), tanto o verde como o vermelho parecem mais vivos, mais vibrantes, por isso esta combinação é chamada Combinação Contrastante.
Claro que acontece o mesmo com o Azul (primária) e o Laranja(vermelho + amarelo)  e com o Amarelo (primária) e o  Violeta(vermelho+azul).


O círculo com um monte de bolinhas coloridas, acima, é uma representação simples do chamado Círculo Cromático. Veja que ele mostra muitas informações: As cores quentes – vermelhos / amarelos, As cores frias – verdes/ azuis,  as cores harmoniosas(que são as que estão lado a lado – vermelho, vermelho-alaranjado e laranja, por exemplo) e as nossas combinações contrastantes – que, estão sempre em frente uma da outra.
Então, finalizando, vc pode criar combinações contrastantes fortes, usando as cores contrastantes OU vc pode atenuar um pouco este impacto usando, ao invés da cor diretamente à frente,uma das cores ao lado da que está diretamente à frente, entendeu ? Por exemplo: Ao invés de usar laranja e azul , uselaranja e este lilás azulado entre o azul e o violeta. Vai ficar bonito e mais suavizado.
Outro esquema contrastante muito interessante é o triádico, que usa 3 cores, da seguinte forma:  Observando o Círculo de cores, escolha uma cor,qualquer cor,  por exemplo o AZUL,  pule 3 cores e pegue o AMARELO, pule + 3 cores e pegue o Vermelho.  (Prá falar difícil : Usa cores equidistantes no círculo..).
O último esquema contrastante é o que usa  2 duplas de contrastantes, por exemplo: Vermelho ,Verde, Laranja , Azul.Muito cor, não é? Por isso é um esquema difícil de usar e muito impactante.


Perceba nas fotos que em geral, os esquemas contrastantes são usados sobre uma base harmônica, isso é: Os grandes elementos da decoração, como as paredes, sofás, etc são neutros e os elementos menores é que usam o esquema contrastante. Isso para amenizar o impacto do contraste e dar vivacidade à base harmônica.

Detalhamento de cores: Começar pelo Branco

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participação. Volte sempre.

Contador de visitas