terça-feira, 10 de julho de 2012

Arquitetura Pré-Colombiana





Pirâmidea construídas pelo povo maia.



Ruína de cidade inca.

A colonização européia fez com que as tendências arquitetônicas “lá de cima” fossem adotadas gradativamente aqui no continente americano. Mas, antes disso, algumas construções importantes foram feitas.

Na América Central, as cidades e principalmente as pirâmides maias são a principal marca. O que mais impressiona é que esses grandes templos de pedra com entalhes religiosos foram construídos por um povo que, aparentemente, não tinha ferramentas metálicas, polias ou rodas.

Na América do Sul, os incas também não dispunham desses utensílios e construíram grandes cidades e templos em pedra. Eles investiam grande parte do esforço de construção nas fundações de suas obras para que elas fossem duráveis. Diferentemente dos maias e astecas, os incas desenvolveram técnicas de corte de pedra aprimoradas que permitiam que seu empilhamento fosse perfeito, sem a utilização de nenhum tipo de cimento.

Os incas também foram responsáveis pela construção de estradas incríveis, como as que são encontradas ao longo dos Andes, pavimentadas de pedra, com muretas protetoras para impedir quedas dos despenhadeiros, além de pontes de corda.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participação. Volte sempre.

Contador de visitas