terça-feira, 10 de julho de 2012

Arquitetura - Idade Média



A Idade Média, período que compreende cerca de 10 séculos (V a XV), foi a época da construção de algumas das igrejas mais importantes da História, que são referência até hoje, principalmente no mundo cristão. Uma marca registrada da Idade Média são as catedrais góticas, que têm como maior exemplo a Catedral de Notre Dame, em Paris, construída entre 1163 e 1250. São igrejas gigantescas, que simbolizam a tentativa de alcançar os limites celestes e tocar, com suas torres pontiagudas, em Deus. Altas e espaçosas, serviam para acolher em seu interior o maior número possível de fiéis, o que era difícil de se fazer nas igrejas de estilo românico.
                                      
Catedral de Notre Dame, em Paris



Para dar suporte à tamanha grandeza, surgiram inovações arquitetônicas, como os arcobotantes, que escoravam as altas paredes externamente para liberar o interior da igreja; colunas nervuradas mais delicadas e capazes de suportar maior peso; arcos ogivais responsáveis pela elevação vertical da construção e pela distribuição do peso das abóbadas em vários pontos simultaneamente. Na decoração interna, destacam-se rosáceas e vitrais muito coloridos e trabalhados, que causam um mágico efeito de luzes, cores e sombras.
                                                                                Catedral de Notre Dame, em Paris



Os castelos também se destacam no panorama da arquitetura medieval. Grandes e imponentes, eles visavam garantir segurança aos nobres senhores feudais, diante das constantes guerras que assolavam a Europa naquele período. Tinham grossas muralhas e torres de vigia com aberturas para seus arqueiros atirarem em defesa, quando fosse necessário.



O Castelo de Saumur é um palácio fortificado francês que se encontra na comuna de Saumur, entre Nantes e Tours, no Departamento de Maine-et-Loire. Ergue-se num plataldo perto da confluência dos rios Loire e Thouet. Construção: Início da Idade Média, por volta do século V




Esta jóia da arquitetura renascentista na França, é considerada a mais bela do Loire . Como Blois, o castelo de Chambord está situado no departamento francês de Loir-et-Cher, nas margens do Loire.  Construção: Período de transição de Idade Média para Moderna. (Renascentismo)

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participação. Volte sempre.

Contador de visitas