sexta-feira, 13 de julho de 2012

Arquitetos Famosos - Norman Foster


Norman Foster


Norman Foster, (Stockport,1 de junho de 1935) é um renomado arquiteto inglês, conhecido mundialmente pelo seu estilo ousado de desenhar prédios importantes, principalmente na Europa e na Ásia, e por sua preocupação com o meio ambiente. Sempre se destacou como um aluno aplicado e por seu excelente desempenho nas escolas onde estudou e desde cedo demonstrou certo interesse pela arquitetura, principalmente pelas obras de Frank Lloyd WrightLudwig Mies van der Rohe e Le Corbusier
Hoje, a Foster and Partners é conhecida mundialmente pelo estilo de arquitetura arrojada e por concretizar obras e restaurações dos prédios pertencentes aos órgãos do governo de diferentes países, utilizando sistemas inteligentes de projeto como, por exemplo, computadores.
Com 74 anos de idade, Norman Foster já declarou que não pensa em se aposentar, sendo que ele representa 85% das ações da Foster and Partners com uma fortuna avaliada entre 300 e 500 milhões de libras esterlinas.
Foster foi condecorado com a Ordem do Mérito em 1997 e em 1999 foi feito elevado à condição de Barão, sendo conhecido atualmente como Barão Foster do Tâmisa. É também o segundo arquiteto britânico a ganhar o Prémio Stirling duas vezes, sendo a primeira vez pelo Museu Imperial de Duxford em 1998 e a segunda pelo 30 St Mary Axe em 2004. Em 2009 foi premiado com o Prémio Príncipe das Astúrias.

Imperial War Museum Duxford





Imperial War Museum Duxford é um ramo do Imperial War Museum localizado em Duxford, nas proximidades de CambridgeCambridgeshire. Fundado em 1977, é o maior museu de aviação do Reino Unido com cerca de 200 aeronaves e veículos em exibição permanente nos 7 prédios que o compõem. O museu também possui um espaço dedicado a conservação de filmes, livros e outros documentos, além de abrigar peças do Exército Britânico.

30 St Mary Axe ou Swiss Re Tower



É um dos projetos mais comentados sobre Arquitetura Verde, encabeçando um movimento em torno que está mudando a maneira como os edifícios são projetados. Entre os objetivos principais: uso do design e da tecnologia para reduzir custo e o impacto ambiental, além de proporcionar locais melhores para se trabalhar.

Localizado no centro do distrito financeiro de Londres, o 30 St Mary Axe o fornece um espaço altamente flexível e vistas espetaculares da cidade, também é um lugar de trabalho notável, onde está localizado um conjunto variado de organizações. É um edifício para o futuro e possivelmente o novo padrão social, espacial e ambiental. Dito ser primeiro arranha-céu sustentável de Londres. Com 41 andares, atinge a altura de 180 m.  O consumo de energia é até 40% menor que outros edifícios. Um dos sistemas que colaboram para isso são Os 5500 painéis de vidro que servem de paredes externas aproveitam o máximo da luz solar e abrem automaticamente, aumentando o sistema de condicionamento de ar natural de acordo com o vento e com o sol. Estratégia do elevador – perto de cada um dos escritórios, existem elevadores de alta velocidade de uma única viagem. Há dois elevadores de serviço e dois elevadores de bombeiros. A garagem tem vagas para 118 bicicletas, 52 motocicletas, 5 espaços moveis de automóveis e é conectada à recepção por um elevador de passageiros. A qualquer hora 378 pessoas podem ser transportadas pelo edifício em velocidades de até 6m por segundo.

Estratégia do elevador – perto de cada um dos escritórios, existem elevadores de alta velocidade de uma única viagem. Há dois elevadores de serviço e dois elevadores de bombeiros. A garagem tem vagas para 118 bicicletas, 52 motocicletas, 5 espaços moveis de automóveis e é conectada à recepção por um elevador de passageiros. A qualquer hora 378 pessoas podem ser transportadas pelo edifício em velocidades de até 6m por segundo.


30 St Mary Axe é o primeiro ambiente de funcionamento ambiental progressivo de Londres. As janelas espiraladas maximizam a ventilação natural as também permitem a luz natural inundar os interiores. As vistas panorâmicas de 360° são complementadas pelas especificações de desempenho classe A.
A fachada inteiramente vitrificada do edifício é refrigerada pelo ar extraído dos escritórios, reduzindo assim a carga de calor total. Ela foi projetada para permitir o acesso seguro e eficiente para a limpeza, interna e externa. 








Grupo de profissionais
Swiss Re – direção do projeto
Foster and partners – arquitetura
RWG associates – gerente de direção
Arup – engenharia estrutural
Hilson Moran Partnership – serviços de construção
Skanska Construction UK – principal construtora


Torre Hearst



A Torre Hearst é um arranha-céu edificado na cidade de Nova Iorque como sede da Hearst Corporation perto do Columbus Circle. Também abriga a produção das resvistas Cosmopolitan e Esquire. É o primeiro edifício "verde" concluído em Nova Iorque, com uma série de sistemas de preservação ambiental. O piso do primeiro andar é pavimentado com Condução térmica através do Calcário. A chuva coletada no telhado do prédio é armazenada para o cultivo de plantas artesanais. Alem disso, ela e a obra mais planejada de Norman Foster.

A estrutura do edifício é constituída de 80% de aço reciclado e foi concebida para usufruir de 26% a menos de energia do que os edifícios comuns. Ganhou um prêmio da Leadership in Energy and Environmental Design.

Prefeitura de Londres




A Prefeitura de Londres é a sede da Greater London Authority e abriga o gabinete do prefeito de Londres e a Assembléia de Londres. A prefeitura localiza-se em Southwark, às margens do rio tâmisa e próximo à Tower Bridge. O prédio foi aberto em 2002.
A forma arrojada do tem o objetivo de reduzir o consumo de energia e proporcionar uma visão mais agradável do céu da Grande Londres. 


Estádio de Wembley



O Estádio de Wembley é o estádio nacional inglês, localizado no bairro de Wembley, a norte de Londres. Tem 90 000 lugares, e é o terceiro estádio europeu em capacidade, apenas ultrapassado pelo Estádio de Strahov, em Praga e pelo Camp Nou, em Barcelona. O estádio de Wembley abrigou a final da Liga dos Campeões da UEFA em 2011 e a abrigará também em 2013. Foi concebido para receber competições de futebol, rugbi, atletismo, bem como acolher espetáculos, e tem uma cobertura retrátil. Irá hospedar parte dos jogos do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Renovação do Reichstag






A grande cúpula em vidro no topo do Reichstag tem uma visão de 360 ​​graus em torno da paisagem urbana de Berlim. O salão principal do parlamento abaixo também pode ser visto de dentro da cúpula, e irradia luz natural a partir de acima para baixo para o chão parlamento. Um grande protetor solar acompanha o movimento do sol eletronicamente e bloqueia a luz solar directa, que não só iria causar ganho solar grande, mas deslumbrar os que estão abaixo. 

Millennium Bridge



A Ponte do Milénio (em inglês, Millennium Bridge) é uma ponte suspensa, pedonal e fabricada em aço, localizada na cidade de Londres, na Inglaterra. Foi inaugurada em 2000. Cruza o Rio Tâmisa, unindo a zona de Bankside com a City de Londres. Situa-se entre a Ponte de Southwark e a Ponte de Blackfriars. Foi a primeira a ser construída na cidade desde que foi feita a Ponte da Torre, em 1894. 

Viaduto de Millau


O Viaduto de Millau é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, é a mais alta ponte aberta ao tráfego de veículos do mundo, com 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.O viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura por 4,2m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.


Torre de Collserola


Torre de Collserola foi construída em 1992 na cidade de BarcelonaEspanha. Tem 288,4m.


Representa uma das 50 torres mais altas de todo mundo. No ano de 1992 foi inaugurada com bastante glamour popular. Está a 560 metros do limite do mar. Internamente possui inúmeras atrações para diferentes perfis de públicos. Está sobre o magnífico monte de Collserola, local avidamente visitado por pessoas que ambicionam praticar esqui no gelado inverno europeu.
Localizado em uma das regiões nobre, é motivo de orgulho para todos os catalães, conhecidos por serem extremamente nacionalistas. Sua construção ocorreu principalmente devido aos célebres jogos Olímpicos de 1992. Naturalmente que a torre foi construída no ponto mais alto de toda a cidade. Lá de cima os visitantes possuem uma das visões mais panorâmicas de toda Europa.
No total são trezes andares, sendo que o décimo piso é aberto para todos os tipos de público. Para acessar os outros pavimentos é necessário possuir autorização prévia. A Torre de Collserola pesa aproximadamente três mil toneladas.



Carré d'Art 







O Carré d'Art é um museu de Arte contemporânea na cidade francesa de Nîmes próximo ao Maison Carrée. Foi construído em vidro, aço e concreto como parte de um projeto para remodelar a praça na qual estão situados as duas construções. Em 1984 doze arquitetos, entre eles Frank Gehry, Jean Nouvel e César Pelli, foram convidados a apresentar prospostas para a construção do museu. O projeto de Norman Foster foi selecionado e o prédio foi inaugurado em 1993. 

British Museum






O Museu Britânico, em Londres, é amplamente considerado um dos maiores do mundo museus de história e cultura humana. A sua coleção permanente, cerca de oito milhões de obras, está entre os melhores, mais abrangentes, a maior e na existência e provém de todos os continentes, ilustrando e documentando a história da cultura humana desde os seus primórdios até o presente.
The Queen Elizabeth II Great Court (Grande Tribunal Rainha Elizabeth II) é uma praça coberta no centro do Museu Britânico projetado pelos engenheiros da Buro Happold e os arquitetos Foster and Partners . O Tribunal Grande foi inaugurado em Dezembro de 2000 e é a maior praça coberta da Europa. O telhado é de vidro e construção em aço, construída por uma empresa de estruturas de aço austríaca, com 1.656 painéis única forma de vidro. No centro do Grande Tribunal é a Sala de Leitura desocupado pela British Library, as suas funções agora mudou-se para St Pancras. A Sala de Leitura está aberta a qualquer membro do público que deseja ler lá.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participação. Volte sempre.

Contador de visitas